quinta-feira, 16 de junho de 2011

Trabalho: Semana de Arte Moderna - 3ºC: 2ºP

Nome:
Nome:
Sobre literatura, responda:
01.A Semana de Arte Moderna, de 1922, em São Paulo, foi um marco importante para a literatura nacional. Sobre esse acontecimento, a única alternativa correta é:
a) em toda a Semana, artistas e intelectuais se restringiram à reflexão sobre a literatura no Brasil, rene-
    gando o imperialismo parnasiano e propondo, uma escrita mais livre.
b) em 1922, a estética parnasiana já estava fora de uso, de forma que a Semana de Arte Moderna trans-
     correu pacificamente, numa empolgação coletiva em prol da nova arte.
c) a proposta dos artistas que participaram ativamente da Semana de Arte Moderna deixava transpare-
    cer a influência que as vanguardas europeias exerceram sobre o pensamento dos modernistas brasi-
    leiros.
d) não houve nenhuma relação com o Orfismo e as propostas estéticas difundidas na Semana de 22,no
    Brasil, pois, ao contrário dessas, o modernismo português desse período resultou num academicis´-
    mo muito próximo ainda da estética parnasiana.
e) o balanço da Semana de Arte Moderna foi positivo, mas seus resultados não vigoraram mais que
    um ano. Toda a década de vinte foi marcada pela tendência simbolista ainda vigente.

02.A literatura praticada no Brasil no início do século XX, de modo geral, apresentava-se de olhos fechados para os mais sérios problemas da saciedade brasileira. No entanto, com obras que representam outra postura intelectual em face da nossa realidade sociocultural, alguns escritores expressaram uma visão crítica dos problemas brasileiros. A respeito dos principais escritores do Pré-Modernismo, assinale a afirmativa correta.
a) Euclides da Cunha, mesmo trabalhando magistralmente o assunto e a linguagem em Os Sertões,não
    logrou construir uma obra literária, visto seu conteúdo não ser ficcional.
b) Lima Barreto, acusado de desleixo por seus contemporâneos, teve sua prosa simples e comunicativa
    valorizada pelos modernistas.
c) Monteiro Lobato, por sua formação clássica, foi importante mentor intelectual do movimento reno-
    vador de 22.
d) Euclides da Cunha, em os Sertões, revelou o sofrimento de uma família de retirantes fugindo da
    seca da seca nordestina.
e) Lima Barreto, influenciado pela leitura dos clássicos da língua portuguesa, marcou com um certo
    purismo linguístico a sua produção literária.

03.O último movimento da vanguarda europeia do início do século XX foi:
a) O Futurismo
b) O Cubismo
c) O Dadaismo
d) O Surrealismo

04.A abertura da Semana de Arte Moderna, ficou a cargo do escritor pré-modernista, que aderiu ao movimento por meio de sua conferência A emoção estética na arte moderna. Esse escritor foi:
a) Mário de Andrade
b) Graça Aranha
c) Fernando Pessoa
d) Manuel Bandeira

05.Entre os fatos que precederam a Semana de Arte Moderna destaca-se a criação da revista O Pirralho, em 1911. Essa revista foi dirigida por:
a) Oswald de Andrade e Manuel Bandeira
b) Graça Aranha e Ranald de Carvalho
c) Oswald de Andrade e Emílio de Menezes
d) Monteiro Lobato e Chico Anísio

06.Leia o texto abaixo:
Senhor feudal

Se Pedro Segundo
Vier aqui
Com história
Eu boto ele na cadeia.
(Oswald de Andrade)
Considere as seguintes características do Modernismo brasileiro:
   I. busca de uma língua brasileira
  II. versos livres
 III. ironia e humor
Nos versos  de Oswald de Andrade,
a) apenas I está presente
b) apenas III está presente
c) apenas I e II estão presentes
d) apenas I e III estão presentes
e) I, II e III estão presentes

07.Leia os versos abaixo:
     1.   O poeta é um fingidor
           Finge tão completamente
           Que chega a fingir que é dor
           A dor que deveras sente.

     2.   Sonho que sou um cavaleiro andante
           Por desertos, por sois, por noite escura,
           Paladino do amor, busco anelante
           O palácio encantado da Ventural!
As estrofes acima são, respectivamente, dos poetas:
a) Fernando Pessoa e Barbosa du Bocage.
b) Cesário Verde e Luís Vaz de Camões
c) Guerra Junqueiro e Antero de Quental
d) Sá-Carneiro e Luís de Camões
e) Fernando Pessoa e Antero de Quental

08.Participaram da primeira geração do movimento modernista português:
a) Eugênio de Castro, Mário de Sá-Carneiro, João de Deus
b) Camilo Pessanha, Antônio Nobre, Guerra Junqueiro
c) Antero de Quental, Fernando Pessoa, Cesário Verde
d) Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros
e) Almada Negreiros, Eugênio de Castro, Fernando Pessoa.

09.Associe as obras aos autores
     1 - Mário de Andrade
     2 - Oswald de Andrade

(     ) Serafim Ponte Grande
(     ) Amar, verbo intransitivo
(     ) Pauliceia desvairada
(     ) A escrava que não é Isaura
(     ) Memórias sentimentais de João Miramar
A relação numérica, de cima para baixo, que estabelece sequência de associações corretas, é:
a) 1 - 2 - 2 - 1 - 1
b) 2 - 1 - 1 - 1 - 2
c) 2 - 2 - 1 - 2 - 1
d) 1 - 1 - 2 - 2 - 1
e) 2 - 1 - 2 - 1 - 2

10.Em sua fase de implantação, o Modernismo abrigou várias tendências, entre elas a do movimento Pau-Brasil, caracterizada pela:
a) pesquisa de novas formas romanescas, capazes de somar regionalismo e futurismo, linguagem po-
    pular e engenharia verbal revolucionária
b) recuperação científica dos mitos indígenas e do folclore brasileiro, capaz de resgatar uma tradi-
    ção autenticamente nacionalista
c) pesquisa de uma linguagem científica, rigorosa, em que se expressassem os temas da cidade moder-
    na e "desvarada"
d) busca de uma poesia ingênua, primitivista, voltada para a "descoberta" crítica da nossa terra e
    expressa em tom de humar e paródia
e) valorização da pesquisa sociológica, vista como condição indispensável para a universalização
    de uma literatura.

                                                                       FIM
                                

2 comentários: