segunda-feira, 2 de maio de 2011

Trabalho: Vírgula 9ºC 1ºP 2011

Nome:
Nome:

Sobre a gramática, responda:
01.Na frase: Fortaleza, 02 de maio de 2011, a vírgula foi usada para:
a) separar o aposto;
b) separar o vocativo;
c) separar o nome do lugar, nas datas;
d) nenhuma resposta anterior.

02.Observe a frase: No dia seguinte, ele saiu bem cedo para trabalhar. A vírgula foi usada:
a) para separar o aposto;
b) para separar o adjunto adverbial deslocado;
c) para separar um vocativo
d) nenhuma resposta anterior.

03.Leia as frases:
     1 - José, venha logo!
     2 - José, veio correndo.
     3 - José comprou, o livro, o caderno, o lápis.
Marque a opção correta quanto ao emprego da vírgula:
a) estão todas corretas;
b) estão corretas a 1 e a 2 somente;
c) estão todas erradas, exceto a 1;
d) estão todas erradas.

04.Marque a opção em que a oração sublinhada é adverbial temporal:
a) A população aplaudiria se o deputado fosse honesto;
b) Ainda que fosse vaiado, continuaria falando;
c) Quando o deputado chegou todos o vaiaram;
d) Nenhuma resposta anterior.

05.Marque a opção em que a oração sublinhada é substantiva:
a) Rezou tanto que virou santo;
b) O importante é que todos sejam felizes;
c) O jogador que não marcou o gol foi vaiado;
d) Nenhuma resposta anterior.

06.Classifique as orações subordinadas substantivas:
a) Quero que organize os documentos.

b) Seria bom que todos dissessem a verdade.

c) Avisei-o de que não mais haverá horas extras.

d) Só quero uma coisa: que você faça a lição.

e) Sabe-se que as provas estão próximas.


                                                              FIM

domingo, 1 de maio de 2011

Trabalho - Vozes verbais: 8º Ano C 1ºP

Nome:
Nome:

01.Nos espaços, use por que, porque, por quê ou porguê, conforme convier:

a) Elas ainda não chegaram não sei (                     ).

b) (                      ) eles ainda não teriam chegado?

c) Será (                  ) o trânsito esá ruim?

d) Essa é a razão (                       ) não saio mais de casa.

e) Ninguém conhece o (                      ) de tanta violência.

f) (                      ) você está rindo? É (                         ) o custo de vida está ótimo?

g) (                     ) fui casar com essa mulher - esse é o título do livro.

h) Se você não come é (                      ) não está com fome.

i) Sei muito bem (                          ) você não come.

02.Diga se a voz do verbo é ativa, passiva ou reflexiva:
a) Eles se amam de verdade.

b) O projeto de arborização já é conhecido pelos moradores.

c) O projeto Tamar proteje cinco espécies de tartarugas marinhas.

d) Eu fui convidado pessoalmente pela aniversariante.

e) Você está cercada de amigas.

f) Laura feriu-se com a tesoura.


                                                                                FIM 

Trabalho - Advérbios: 7º Ano C - 1P

Nome:
Nome:

01.Marque a opção em que o advérbio é de lugar:
a) Amanhã, chegarei mais cedo
b) Com certeza, ela comprou o livro
c) Ele estava muito mal
d) Marta mora defronte do supermercado

02.Marque a opção em que o advérbio é de tempo:
a) Ele veio sorrateiramente
b) O cãozinho estava indo devagar pela calçada
c) O cãozinho ia correndo, de repente parou
d) Sempre estarei te esperando


03.Marque a opção em que o advérbio é de lugar:
a) A classe estava em silêncio quando cheguei
b) Talvez ela não venho hoje
c) Ela trouxe a estante à vontade
d) Certamente ela virá amanhã


04.Marque a opção em que o sujeito é inexistente por um verbo que indica fenômeno da natureza:
a) Roberto estava sentado
b) O vento era muito forte
c) Choveu a noite toda
d) A noite estava muito fria

05.Diga o que se pede quanto ao verbo no pretérito perfeito do indicativo:
a) Ser (2ª pess. sing.):
b) Mentir ( 3ª pess. sing.):
c) Cantar ( 1ª pess. pl.):
d) Vender ( 2ª pess. pl.):
e) Cantar ( 1ª pess. sing.):
f) Ter ( 2ª pess. sing.):


                                                                          FIM

Trabalho - Romantismo e Substantivo - (2): 2º Ano 1ºP 2011

Nome:
Nome:

Sobre a literatura, responda:
01.Que obra, com seu respectivo autor, assinalou o início do Romantismo brasileiro?

02.Que fato, ocorrido em 1808, provocou uma série de mudanças que alteraram o quadro político e social brasileiro?

03.Costuma-se dividir os poetas romênticos brasilheiros em três gerações. Pela ordem, como ficou conhecida cada uma dessas gerações:
1ª geração:
2ª geração:
3ª geração:

04.Faça uma correlação, observando os poetas de cada geração:
A - 1ª geração
B - 2ª geração
C - 3ª geração

(     ) Castro Alves
(     ) Gonçalves Dias
(     ) Álvares de Azevedo
(     ) Gonçalves de Magalhães
(     ) Casimiro de Abreu
(     ) Junqueira Freire
(     ) Fagundes Varela

05.Qual dessas obras tem sido considerada como inauguradora do Romantismo brasileiro?
a) Primeiros cantos
b) A Moreninha
c) O Guarani
d) Suspiros poéticos e saudades

06."Mal-do-século" é a expressão que designa:
a) O pessimismo realista que substitui a fantasia romântica
b) A angústia modernista em face da necessidade de renovação de uma literatura nacional
c) O escândalo em que consistiu o cientificismo naturalista
d) Os mórbidos excessos do sentimentalismo romântico

07.Qual das características românticas de Poesia é que melhor se associou ao texto seguinte:
     "Eu amo a noite taciturna e queda!
      Amo a doce nudez que ela derrama.
      E a fresca aragem pelas densas folhas
      Do bosque murmurando". (Gonçalves Dias)
a) Universalismo
b) Valorização da natureza
c) Individualismo
d) Senso do mistério

08.Das imagens satânicas que povoam a fantasia do adolescente dão exemplos os contos macabros de A noite na taverna. Este trecho se refere ao escritos ultra-romântico:
a) Castro Alves
b) Fagundes Varela
c) Álvares de Azevedo
d) Junqueira Freire

Sobre a gramática, responda:
09.Os substantivos cônjuge, consorte e criança quanto ao gênero, são:
a) sobrecomum os dois primeiros, e comum-de-dois o último
b) comum-de-dois o primeiro e o segundo, e sobrecomum o último
c) sobrecomum o primeiro, e comum-de-dois o segundo e o último
d) sobrecomuns o primeiro e o último, e comum-de-dois o segundo

10.Dê o plural de:
a) Cara-pálida:
b) Bica-de-pena:
c) Beija-flor:
d) Pãozinho:
e) Limãozinho:

                                                                            FIM

Trabalho de Português - Trovadorismo: 1º Ano E - 1ºP

Nome:
Nome:

Sobre literatura, responda:
01.Que cantiga Paio Soares de Taveirós compôs, endereçada a Maria Pais Ribeiro?

02.Quando surgiu a literatura trovadoresca?

03.Em que ano Fernão Lopes é nomeado guarda-mor da Torre do Tompo?
a) em 1189
b) em 1318
c) em 1108
d) em 1418

04.Quais os principais cancioneiros medievais?
a)____________________________
b)_____________________________
c)_____________________________
d)____________________________

05.Relacione:
A - primeiro período medieval
B - segundo período medieval

(     ) A demanda do Santo Graal exerceu forte influência sobre a cultura em toda a Era Medieval
(     ) A demanda do Santo Graal
(     ) A novela Amadis de Gaula, de Garci Ordoñeez de Montalvo
(     ) A novela de José de Arimateia

Sobre a gramática, responda:
06.Preencha os parênteses com:
1 - para antítese
2 - para ironia
3 - para eufemismo
4 - para hipérbole
5 - para gradação
6 - para prosopopeia/personificação
7 - para pleonasmo

(     ) Fale mais alto, as pessoas ainda não ouviram
(     ) Ele rolou escadas abaixo
(     ) Naquela casa, percebiam-se risos e lágrimas
(     ) Morri de medo de ele não voltar
(     ) Apropriou-se indevidamente de alguns objetos
(     ) As ondas do mar abraçavam os surfistas, como se tivessem dando bo-as vindas
(     ) A vida é uma ilusão, tudo passa rápido: os seguntos, os minutos, as horas, os dias ...

                                                             FIM